o que é o breathwork?
O termo breathwork engloba uma multitude de técnicas que usam a respiração consciente com um propósito específico. O breathwork mais generalizado e conhecido é as técnicas de Pranayama que tem as suas raízes no Yoga.
Nos tempos mais modernos surgiram novas práticas como:
-
Respiração Holotrópica© de Stan Grof- para promover a cura por via de estados de consciência alterados,
-
Rebirthing de Leonard Orr- que promovem o trabalho de traumas desde o nascimento via a respiração (originalmente em água quente). Tanto Stan Grof como Leonard Or são considerados os avós do Breathwork.
Nos últimos anos surgiram múltiplas modalidades que têm a sua origem ou nas técnicas de pranayama, ou nas vertentes mais modernas- Holotrópica e Rebirthing. Entre estas destacam-se a de Wim Hof, BBTR (Biodynamic Breathwork Trauma Release), Respiração Alquímica (Alchemy of Breath), Transformational Breathwork, Soma Breathwork entre outras.
Na ins.prana a técnica usada baseia-se na Respiração Alquímica. Esta funde o uso da música da Respiração Holotrópica com a respiração consciente conectada ou respiração circular originária do rebirthing.
rESPIRAÇÃO CONSCIENTE CONECTADA
Este estilo de respiração consiste numa respiração sem pausas entre inalações e exalações com um foco na inspiração. Esta respiração é depois combinada com vários elementos que proporciona uma viagem inesquecível por estados alterados de consciência e proporciona oportunidades únicas de relaxamento total muito superiores à meditação e de libertação emocional e cura interior.
Benefícios da respiração Consciente conectada
Os benefícios da respiração consciente conectada:
-
Diminuição do stress e ansiedade
-
Capacidade de atingir estados extremamente profundos de relaxamento e calma
-
Aumento da resiliência e capacidade auto-regulação
-
Aumento dos níveis de energia e qualidade do sono
-
Libertação de toxinas e melhoramento da digestão
-
Libertação dos efeitos de traumas acumulados no corpo
-
Conexão profunda com as tuas emoções e desbloqueio emocional
-
Obtenção de clareza no teu caminho e nos bloqueios da tua vida
-
Atinge novos níveis na tua prática meditativa/espiritual
“A respiração é a ponte que conecta a vida à consciência, que une o teu corpo e os teus pensamentos. Sempre que a tua mente se fragmentar, usa a respiração de forma a tomar controlo da tua mente uma vez mais.” Thich Nhat Hanh
Advertências
A respiração consciente conectada é uma prática segura desde que seja usada adequadamente. A técnica não é recomendada em casos específicos como:
-
Glaucoma e descolamento da retina
-
Pressão arterial elevada (sem estar controlada pela medicação)
-
Doenças cardiovasculares como angina e historial de ataques cardíacos
-
Aneurismas cerebrais e da aorta abdominal
-
Diabetes e problemas da tiróide sem estarem controlados
-
Depressões graves, bi-polaridade, esquizofrenia entre outras condições psiquiátricas especialmente sem terem acompanhamento médico
-
Cirurgias recentes
-
Gravidez de risco
Para os asmáticos é recomendado trazer a bomba para as sessões.
Apesar destas contra-indicações, ainda não há estudos suficientes pelo que se quiseres fazer a prática, recomendo que fales com o teu médico/prestador de cuidados de saúde para que avalie a situação. Estou disponível para falar com o teu médico para esclarecer quaisquer dúvidas. Mesmo assim, nestes casos é providenciada uma técnica ajustada.
Esta prática é muito poderosa e pode levar a libertações emocionais e processamento de traumas consideráveis. De forma a evitar libertações e integrações perigosas ou mesmo re-traumatizações, recomendo que faças esta técnica com um facilitador certificado e de preferência informado/a para o trauma. O breathwork trabalha com estados delicados de consciência por isso tal como a hipnoterapia requer um treino apropriado e extenso de pelo menos um ano.
© ins.prana 2022- Todos os direitos reservados